terça-feira, 20 de abril de 2010

SAÚDE DA MULHER - INFORMAÇÃO IMPORTANTE

TEXTO EXTRAÍDO DO LINK - BEM-ESTAR divulgado no site do UOL em 20/04/2010.

...Mas você já parou para pensar se você tem essa mesma preocupação com a sua higiene íntima?

Foi pensando nisso que a Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia (FEBRASGO) acaba de lançar o folheto “Orientações sobre Higiene Íntima Feminina”, uma versão compacta do “Guia de Condutas sobre Higiene Genital Feminina”, primeiro guia do gênero lançado para ginecologistas e obstetras, com o apoio da Sanofi-Aventis .

Com distribuição em consultórios de ginecologia, o folheto traz as principais dicas para a higiene íntima diária da mulher. Ele também tira dúvidas simples e esclarece alguns hábitos femininos. Você sabia, por exemplo, que calcinhas de lycra e a depilação com cera podem prejudicar a ventilação e irritar a região íntima? Elas alteram o pH local e criam um ambiente propício para o desenvolvimento de infecções ginecológicas.

“O folheto de orientações responde as principais dúvidas relativas à frequência da higienização, como ela deve ser feita, se é ou não necessário usar produtos específicos, entre outras”, explica o ginecologista Paulo César Giraldo, professor da Universidade de Campinas e coordenador do Guia da Febrasgo. São dicas preciosas que certamente vão fazer você perceber que nós, mulheres, temos mesmo que estar sempre atentas à nossa saúde íntima.

Confira agora algumas orientações do folheto

Por que usar um sabonete apropriado para a higiene íntima?

A higiene íntima feminina diária é necessária é indispensável para a manutenção da saúde. Quando é feita de forma inadequada, pode trazer desconforto e favorecer o desenvolvimento de infecções ginecológicas.

O pH normal da pele é ácido e varia entre 4,0 e 5,5, de acordo com a região do corpo. Esse pH ácido funciona como uma “capa” e protege a pele da proliferação de bactérias. Mas a acidez pode se desequilibrar por vários fatores. Entre eles, o uso constante de sabonetes com pH alcalino (o contrário do ácido) e outros produtos.

Vale lembrar que a pele da região íntima é naturalmente mais delicada e também mais suscetível a vários agentes externos. Por isso, os sabonetes para uso íntimo em geral são líquidos e especialmente formulados para não agredir a pele e mucosas da região genital.

Sabonete íntimo: recomendações gerais

Opte preferencialmente por produtos:

- hipoalergênicos e apropriados para a higiene íntima. Eles foram testados para essa finalidade, reduzindo a chance de ocorrência de alergias.

- líquidos e com pH ácido (pH entre 4,2 e 5,6). Os sabonetes em barra costumam ser alcalinos, podendo agredir a camada protetora da pele, causando alergia e coceira.

- que produzam pouca espuma, para que limpem a pele suavemente sem remover sua camada protetora.

- que não contenham substâncias anti-sépticas (triclosan, clorexidina), que matam os germes bons (naturais) da pele.

- recomendados pelo seu ginecologista. Ele é o profissional mais indicado para lhe ajudar a cuidar da sua intimidade.

Frequência diária de higienização
- clima quente: 1 a 3 vezes/dia
- clima frio: 1 vez ao dia

Importante: o uso dos sabonetes íntimos deve se restringir à higiene da parte externa da região genital e não deve ser utilizado para duchas vaginais (internas) e nem para tratar infecções ou inflamações genitais. Se você tiver algum problema como esse, sempre consulte seu médico!
...

Veja agora 10 dicas do “Guia de Condutas sobre Higiene Íntima”
1) A higiene da região genital tem o objetivo de remover resíduos e o excesso de gordura.

2) Secar a região é fundamental para não aumentar a proliferação bacteriana, fúngica e viral.

3) É recomendável o uso de roupas naturais (não sintéticas) que favoreçam a ventilação local.

4) A depilação da área genital é permitida, uma vez que o excesso de pelos pode contribuir para o acúmulo de resíduos e secreções. Mas a frequência deve ser a menor possível. Após a depilação, é recomendado o uso de substâncias calmantes (água boricada e soluções de camomila) nas primeiras 24 horas. As peles ressecadas deverão ser hidratadas assim como as demais áreas do corpo (usar hidratante não oleoso, sem englobar a mucosa – parte interna – e a semimucosa – parte intermediária).

5) Durante o período menstrual, a higienização da região genital deve ser feita com mais frequência para melhorar a ventilação da região e reduzir a umidade. O sangue menstrual e o uso prolongado de absorventes com película plástica externa são fatores que irritam a região genital.

6) Evite o uso de absorventes externos com película plástica externa no período menstrual. Prefira absorventes externos sem película plástica. Troque o absorvente a cada quatro horas.

7) Após lavar as roupas íntimas, enxágue bem para a retirada de resíduos químicos.

8 ) Use roupas largas para dormir, aumentando a ventilação da região genital.

9) Após o parto, é recomendado o uso de produtos de higiene íntima com pH levemente ácido.

10) Logo após o término das atividades físicas, é recomendado fazer a higiene da região genital para evitar que o suor irrite a pele da região.

Minha opinião
Essas informações são muito valiosas principalmente para nossas adolescentes, jovens em geral e até mesmo para senhoras que atualmente se preocupam tanto com a aparência física externa, face cabelos e estética, mas que as vezes se esquecem destes cuidados íntimos extremamente necessários para nossa saúde. Espero que a FEBRASGO consiga ampliar a divulgação desse folheto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário