sábado, 21 de abril de 2012

GESTÃO ESTRATÉGICA DA TECNOLOGIA - VI

Como alcançar o sucesso diante de tantas transformações que ocorrem no ambiente de negócios? Como obter e manter uma vantagem competitiva em um ambiente extremamente dinâmico do qual as organizações fazem parte? São questões que os gestores estratégicos da tecnologia devem procurar respostas.
As organizações, ao longo do tempo, perceberam que escolher uma estratégia corporativa pode significar o elemento mais importante para garantia do seu sucesso e sobrevivência nos tempos atuais.
A estratégia corporativa representa a escolha de uma direção para organização como um todo. Os aspectos fundamentais de uma estratégia corporativa é a determinação de quais caminhos seguir: crescer, continuar, diversificar ou vencer.
Além da escolha de um destes caminhos, a estratégia corporativa inclui decisões relacionadas a dimensão de valor que pretendem se distinguir e direcionar todas as atividades da organização.
Uma organização ao passar por suas fases de evolução podem lidar com diferentes tipos de estratégias corporativas. Ao administrador de tecnologia é importante analisar os seguintes aspectos: Estratégia Corporativa Direcional (Crescimento, estabilidade e retração); Análise de Portifólio (Matriz BCG) e Corporate Parenting (Sucesso, desempenho e adequação).

Lúcia Elizabeth e Adriana Ataídes
2003

MOTIVAÇÃO - PARTE I



Conquistar algo requer determinação.

Quanto mais determinado você for, mais espetaculares serão suas conquistas.

Ainda assim, precisamos ser cuidadosos para não confundir determinação com teimosia.

Precisamos mesmo manter o foco, mas precisamos também estar abertos e receptivos às oportunidades que surgem em nosso caminho.

As oportunidades raramente surgem da maneira que esperamos.

O desafio de viver com sucesso é juntar as muitas oportunidades que surgem diariamente e dirigi-las aos objetivos que nós definimos.

Isso requer disciplina, confiança, fé, compromisso e equilíbrio.

Mergulhe fundo e aproveite.