Como alcançar o sucesso diante de tantas
transformações que ocorrem no ambiente de negócios? Como obter e manter uma
vantagem competitiva em um ambiente extremamente dinâmico do qual as
organizações fazem parte? São questões que os gestores estratégicos da
tecnologia devem procurar respostas.
As organizações, ao longo do tempo, perceberam que
escolher uma estratégia corporativa pode significar o elemento mais importante
para garantia do seu sucesso e sobrevivência nos tempos atuais.
A estratégia corporativa representa a escolha de
uma direção para organização como um todo. Os aspectos fundamentais de uma
estratégia corporativa é a determinação de quais caminhos seguir: crescer,
continuar, diversificar ou vencer.
Além da escolha de um destes caminhos, a estratégia
corporativa inclui decisões relacionadas a dimensão de valor que pretendem se
distinguir e direcionar todas as atividades da organização.
Uma organização ao passar por suas fases de evolução
podem lidar com diferentes tipos de estratégias corporativas. Ao administrador de tecnologia é importante analisar os seguintes aspectos: Estratégia Corporativa Direcional (Crescimento, estabilidade e retração); Análise de Portifólio (Matriz BCG) e Corporate Parenting (Sucesso, desempenho e adequação).
Lúcia Elizabeth e Adriana Ataídes
2003