A seleção de uma
estratégia específica para cada unidade funcional é importante para a
maximização da produtividade de todos os recursos disponíveis, e deve ser feita
visando desenvolver e ampliar as competências únicas e essenciais da corporação
para que ela tenha vantagens competitivas sustentáveis.
As estratégias a serem selecionadas
para cada unidade funcional são:
·
Estratégias de Marketing: Dizem
respeito ao estabelecimento de preços, à venda e à distribuição de produtos.
·
Estratégias Financeiras: Examinam as
implicações financeiras de opções estratégicas no nível da corporação e
identifica o melhor curso de ação financeira.
·
Estratégias de Pesquisa e Desenvolvimento
(P&D): Diz respeito à posição que a organização irá tomar com seus
produtos no mercado: líder ou sucessora tecnológica.
·
Estratégias de Operação: Determina
como e onde os produtos serão fabricados, o nível de integração vertical, a
disposição de recursos físicos e o relacionamento com os fornecedores.
·
Estratégias de Recursos Humanos (RH): Procura
encontrar o melhor encaixe entre pessoas e a organização determinando qual o
perfil de funcionários e parceiros a serem almejados
·
Estratégias de Sistemas de Informação:
Procura estabelecer a melhor forma de se utilizar a tecnologia da informação
para oferecer vantagem competitiva às unidades de negócio e á própria
corporação.
Lúcia Elizabeth/Adriana Ataídes