domingo, 29 de abril de 2012

GESTÃO ESTRATÉGICA DA TECNOLOGIA - VII

A seleção de uma estratégia específica para cada unidade funcional é importante para a maximização da produtividade de todos os recursos disponíveis, e deve ser feita visando desenvolver e ampliar as competências únicas e essenciais da corporação para que ela tenha vantagens competitivas sustentáveis.

            As estratégias a serem selecionadas para cada unidade funcional são:

·     Estratégias de Marketing: Dizem respeito ao estabelecimento de preços, à venda e à distribuição de produtos.

·     Estratégias Financeiras: Examinam as implicações financeiras de opções estratégicas no nível da corporação e identifica o melhor curso de ação financeira.

·     Estratégias de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D): Diz respeito à posição que a organização irá tomar com seus produtos no mercado: líder ou sucessora tecnológica.

·     Estratégias de Operação: Determina como e onde os produtos serão fabricados, o nível de integração vertical, a disposição de recursos físicos e o relacionamento com os fornecedores.

·     Estratégias de Recursos Humanos (RH): Procura encontrar o melhor encaixe entre pessoas e a organização determinando qual o perfil de funcionários e parceiros a serem almejados

·     Estratégias de Sistemas de Informação: Procura estabelecer a melhor forma de se utilizar a tecnologia da informação para oferecer vantagem competitiva às unidades de negócio e á própria corporação.
Lúcia Elizabeth/Adriana Ataídes