quinta-feira, 22 de setembro de 2011

SAÚDE DA MULHER - COMO EVITAR O SURGIMENTO DA CISTITE

Conforme Artigo publicado em 31/08/2011 - no http://routenews.com.br
São Paulo/SPA rotina estressante do dia a dia nos atrapalha de diversas maneiras. Não nos alimentamos direito por estarmos sempre correndo e podemos nos esquecer de algumas coisas simples, como, por exemplo, ir ao banheiro. Um detalhe importante, principalmente para as mulheres: estudos mostram que de 25% a 35% de todas as mulheres entre 20 e 40 anos de idade terão uma infecção urinária, ou cistite aguda.


“Cistite é o nome que se dá para infecções na bexiga. Tem causas diferentes, mas a mais comum é a desencadeada por bactérias [cerca de 70 a 90% dos casos são provocados por enterobactérias, do tipo Escherichia coli] do trato gastrintestinal que se proliferam na região do períneo e ‘invadem’ os órgão do trato urinário”, explica a ginecologista Patrícia de Rossi, da Associação de Obstetrícia e Ginecologia do Estado de São Paulo (Sogesp)."

 
E apesar de ser mais comum entre as mulheres, pode também afetar os homens. “Isso acontece porque a anatomia feminina favorece essa incidência. Nas mulheres, a uretra, canal que liga a bexiga ao ambiente externo, é bem mais curta do que a dos homens e por isso favorece o surgimento da doença”, diz.

Dor na hora de urinar é um dos sintomas

 
De acordo com a ginecologista, a bactéria responsável por este tipo de cistite gosta de ambientes ácidos. Por este motivo, urinar e esvaziar a bexiga é a principal forma de evitar esta doença. “Por mais que se faça a higiene, por causa desta característica da bactéria, se houver urina represada ela irá se proliferar”, diz Patrícia. Outras situações que favorecem o aparecimento são relações sexuais e o uso de alguns espermicidas. “Isto porque a região do períneo possui bactérias benéficas que protegem a mulher de doenças e o espermicida pode matar estas bactérias. A menopausa e a gravidez também provocam alterações na mulher, pois diminuem as bactérias boas, favorecendo o aparecimento de cistite”.

 
O principal sintoma é a vontade constante e repentina de urinar. A urina sai em pouca quantidade e em curtos intervalos de tempo. Além disso, é comum sentir desconforto na região abdominal e ardência durante a micção.
Em casos mais agudos, a urina pode vir acompanhada de sangue. “Mas esta característica não é sinal de maior gravidade. Se não tratada, a doença pode simplesmente sumir em algumas semanas ou, em menores proporções, caminhar para uma inflamação nos rins. Por isso, aos primeiros sinais do problema, procure um especialista (ginecologista ou urologista) para a indicação do tratamento”.

Hábitos saudáveis previnem a doença
  • Se usa espermicidas, pare!
  • Se tem o hábito de prender a urina, vá com maior frequência ao banheiro.;
  • Beber líquidos também é muito importante, principalmente "água": urina escura é sinal de que você não está se hidratando corretamente;
  • Manter hábitos saudáveis também colabora para evitar a doença”.

 Algumas situações podem ser favoráveis ao seu desenvolvimento, tais como: 
  • Má higienização das partes íntimas (pode haver contaminação pelas bactérias das fezes);
  • Relações sexuais;
  • Má formações do aparelho urinário;
  • Cálculos urinários (litíase urinária);
  • Diabetes (tipo I ou II);
  • Uso de sondas uretrais;
  • Gravidez (pode haver compressão do feto sobre a bexiga, o que impede o esvaziamento total desta);
  • Constipação (prisão de ventre);
  • Menopausa (entre os 50 e 60 anos, o risco de desenvolver cistites recidivantes é relativamente alto)
  • Herpes genital. (Saúde/Sogesp com adaptações)

 Caros leitores fiquem atentos, nosso corpo emite alertas! Devemos prestar mais atenção em nossos hábitos! Sem saúde tudo fica mais difícil de conquistar.