quinta-feira, 25 de agosto de 2011

Como eu me vejo, enquanto educador, diante da juventude de hoje?

Confiante, é a minha resposta.


Educar não é apenas ensinar a ler, escrever, fazer cálculos ou preparar o jovem cidadão para o exercício futuro de uma profissão, é resgatá-lo ou inseri-lo na vida social. O Educador precisa desenvolver habilidades de transmitir aos jovens educandos valores e atitudes sociais.
Lúcia Elizabeth

Como educadora, sinto-me desafiada, em muitos momentos a calar-me diante de tanta violência. Procuro refletir e buscar novas alternativas de aproximação e resgate de alguns jovens para o contexto educacional em que esteja inserido. Muitos jovens encontram-se perdidos na excessiva liberdade concedida pela família e/ou pelo ambiente da sociedade a que pertence (suas tribos, momento de rua, tráfego de drogas, e outros), è preciso resgatar este jovem cidadão apresentando-lhe novas oportunidades de integração social, despertando-o para o mundo de realizações pessoais com o reconhecimento do seu valor humano.
Embora, haja tantos exemplos negativos imperando em nosso meio; os escânda-los de corrupção, crimes bárbaros, uso indiscriminados de drogas, sexualidade exacerbada, violência generalizada, desemprego, desigualdade social extremada, podemos mudar a direção da nossa sociedade acreditando e investindo em nossos jovens.
Uma das formas de tornar nossa juventude mais efetiva e consciente da sua posição no desenvolvimento de uma sociedade com menos desigualdades sociais e econômicas é ser um educador capaz de valorizar cada passo dado pelo jovem em direção ao seu autoconhecimento potencializando suas habilidades pessoais.
O jovem precisa de incentivos, de estímulos, de oportunidades, do reconhecimento de suas potencialidades, de exemplos, de transmissão de valores e atitudes sociais.
Enquanto educadora, acredito em nossos jovens, estou engajada na busca por novos elementos que possam habilitar-me a cada vez mais promover o resgate da nossa maior riqueza de desenvolvimento social “nossa juventude”. O engajamento social de nossos jovens nos garantirá um futuro promissor. Nossa sociedade será mais justa, sem desigualdades relevantes, atingiremos como nossos jovens o ranking de um país de primeiro mundo.