sábado, 19 de novembro de 2011

DICIONÁRIO FORMADOR DO CONHECIMENTO

"Fonte de informação de uso frequente e generalizado, o dicionário assume um papel muito importante na aprendizagem, especialmente, quando o educador acredita que o educando é um agente participante na construção do seu próprio conhecimento.
Isso nem chega a ser uma grande novidade se verificarmos que os dicionários, como conhecemos hoje, começaram a aparecer depois da invenção da imprensa de tipos móveis ainda no século 15. Eles surgem, exatamente, da necessidade dos povos de aprenderem o significado das coisas, do desejo de se comunicarem mais e melhor.
Da mesma forma, como um autêntico inventário, o dicionário é um elo muito importante uma vez que ele estabelece um diálogo formal com a sociedade. É ele que registra a geografia e a anatomia de uma língua, a maior unidade cultural de uma nação - vários especialistas costumam dizer que não há grandes nações sem bons dicionários."
Texto extraído da "Revista Atividades e Experiências" - Ano 5 Março 2004 - editora Positivo.
Hoje em dia podemos encontrar diversos tipos de dicionários aplicados a diferentes áreas profissionais com o objetivo de compartilhar o conhecimento sobre termos específicos. Além dos diconários que nos ajudam a adquirir conhecimentos sobre a Língua Portuguesa, temos dicionários de: Inglês, Espanhol, Francês, Alemão, Língua Tupi, Informática, Medicina, Jurídico, Esportivo, e vários outros...