terça-feira, 21 de fevereiro de 2012

GESTÃO ESTRATÉGICA DA TECNOLOGIA - II

Uma corporação é um organismo formado de diversas partes, onde todas elas têm que cumprir seus respectivos papéis para que, juntas, possam alcançar o objetivo geral almejado.

Alguns dos membros mais importantes para o processo de gestão estratégica de uma corporação são: o conselho de administração, a gerência (ou alta administração) e os acionistas.

O conselho de administração envolve-se nas questões estratégicas através do estabelecimento de estratégias e missão da corporação; admissão e demissão do CEO (Chief Executive Officer) e a alta administração; supervisão e controle da alta administração; revisão e aprovação do uso de recursos e cuidados com os interesses dos acionistas.

A alta administração controla a organização sem ser responsável pela provisão de recursos financeiros, e geralmente é conduzida pelo CEO da corporação, que é o executivo principal. Algumas de suas atribuições são: articular visão estratégica; apresentar um padrão de comportamento, desempenho e apresentação pessoal; executar liderança através de estratégias para motivação de seus seguidores; gerir o processo de gestão estratégica.

Os investidores ou acionistas têm participações nos lucros da organização, mas têm atribuições limitadas, não tendo, por exemplo, responsabilidade pelas operações a serem executadas. No entanto, têm o direito de eleger diretores e representantes que farão parte do conselho administrativo e irão defender seus direitos.

A forma como esses três grupos apresentados interagem entre si e com a corporação é denominada de gestão corporativa, e é de suma importância para as questões de gestão estratégica da corporação.

Adriana Ataídes/Lúcia Elizabeth (2003)