terça-feira, 13 de abril de 2010

QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL

Qualificação profissional é a preparação do cidadão através de uma formação profissional para que ele ou ela possa aprimorar suas habilidades para executar funções específicas demandadas pelo mercado de trabalho.
(origem: wikepédia, a enciclopédia livre)

Seu objetivo principal é a incorporação de conhecimentos teóricos, técnicos e operacionais relacionados à produção de bens e serviços, por meio de processos educativos desenvolvidos em diversas instâncias (escolas, sindicatos, empresas, associações).

Novos cursos de Qualificação Profissional

Piracicaba terá 966 vagas para cursos de
qualificação profissional


Extraído de: Prefeitura Municipal de Piracicaba - 17 de Março de 2010
Cursos terão início nos próximos meses
O objetivo do programa é qualificar o aluno para aumentar suas chances de inserção no mercado de trabalho e atingirá diretamente as pessoas desempregadas, priorizando a questão social. Serão ministrados 154 cursos - em 205 municípios de todas as regiões paulistas - em áreas como comércio, indústria, construção civil, turismo, administração, atendimento, informática e telemarketing. O investimento previsto é de R$ 140 milhões.
As vagas para Piracicaba foram solicitadas à SERT pela Semtre, com apoio da ComEmprego. Os cursos serão ministrados pelo Centro Paula Souza (90 vagas), Senai (576 vagas), Senat (210 vagas) e Senac (90 vagas). Entre os cursos oferecidos estão alimentador de linha de produção; metrologia básica; ajustagem mecânica; hidráulica e pneumática; padeiro; caldeiraria; operador de empilhadeira e moldador de fundição.
Os públicos alvos são trabalhadores desempregados ou em vias de perder o emprego, com idade entre 30 e 59 anos e baixa escolaridade.Os interessados deverão se cadastrar no site do Emprega São Paulo (www.empregasaopaulo.sp.gov.br) ou procurar um guichê da SERT/SP no Poupatempo Piracicaba.
A seleção para os cursos será feita pela SERT/SP, que entrará em contato com os trabalhadores, provavelmente por carta. Os participantes receberão lanche, vale transporte e bolsa auxílio no valor de R$ 210,00 durante o período do curso. Os cursos se iniciarão na primeira quinzena de abril ou maio, variando de escola para escola. O curso tem carga horária de 230 horas, sendo 150 horas para habilidades gerais e mais 80 horas para habilidades específicas.

Mas a pergunta principal é: E as vagas de trabalho quando surgirão?