sexta-feira, 23 de março de 2012

GESTÃO ESTRATÉGICA DA TECNOLOGIA - V

            Após a análise sistemática dos ambientes interno e externo da corporação, é necessário que seja feita uma concentração dos aspectos mais relevantes levantados, propiciando a análise de situação, onde deverão ser encontrados pontos de ajuste entre as oportunidades e ameaças externas em relação às forças e fraquezas internas.
Deverá ser feita a identificação de nichos favoráveis onde a organização pode vir a utilizar suas competências únicas para tirar proveito das oportunidades ou contornar as ameaças. Isso fará com que a corporação assuma um papel competitivo específico e adequado às suas condições internas e externas.
            Uma sugestão para a reunião dessas informações em uma única estrutura, é a construção da MATRIZ TOWS, onde serão reunidas as informações de Ameaças (T), Oportunidades (O), Fraquezas (W) e Forças (S) de forma que seja facilitada a identificação de estratégias alternativas de SO (usar as forças para obter vantagem competitiva), WO (tentar tirar proveito de oportunidades superando fraquezas), ST (considerar forças para evitar ameaças) e WT (reduzir perdas e evitar ameaças).
            Mas para que a MATRIZ TOWS seja construída com sucesso, é muito importante que primeiramente estejam bem estabelecidos: a missão e objetivos da corporação. Isso evitará que sejam definidas estratégias divergentes da missão corporativa.
            Após a identificação de todos os itens da MATRIZ TOWS também é possível definir a estratégia empresarial a ser seguida, envolvendo: estratégias competitivas, táticas competitivas e estratégias cooperativas.
Adriana Ataídes/Lúcia Elizabeth