Após a análise sistemática dos ambientes interno e
externo da corporação, é necessário que seja feita uma concentração dos
aspectos mais relevantes levantados, propiciando a análise de situação, onde
deverão ser encontrados pontos de ajuste entre as oportunidades e ameaças
externas em relação às forças e fraquezas internas.
Deverá ser feita a identificação de nichos favoráveis onde a organização
pode vir a utilizar suas competências únicas para tirar proveito das
oportunidades ou contornar as ameaças. Isso fará com que a corporação assuma um
papel competitivo específico e adequado às suas condições internas e externas.
Uma sugestão para a reunião dessas
informações em uma única estrutura, é a construção da MATRIZ TOWS, onde serão
reunidas as informações de Ameaças (T), Oportunidades (O), Fraquezas (W) e
Forças (S) de forma que seja facilitada a identificação de estratégias
alternativas de SO (usar as forças para obter vantagem competitiva), WO (tentar
tirar proveito de oportunidades superando fraquezas), ST (considerar forças
para evitar ameaças) e WT (reduzir perdas e evitar ameaças).
Mas para que a MATRIZ TOWS seja
construída com sucesso, é muito importante que primeiramente estejam bem
estabelecidos: a missão e objetivos da corporação. Isso evitará que sejam
definidas estratégias divergentes da missão corporativa.
Após a identificação de todos os
itens da MATRIZ TOWS também é possível definir a estratégia empresarial a ser
seguida, envolvendo: estratégias competitivas, táticas competitivas e
estratégias cooperativas.
Adriana Ataídes/Lúcia Elizabeth