Este blog visa trocar ideias diariamente sobre a condição humana de ser uma eterna aprendiz.
sexta-feira, 30 de setembro de 2011
quarta-feira, 28 de setembro de 2011
CUIDADO - COM O CONSUMO DE SUCOS INDUSTRIALIZADOS
27/09/2011 - 11h07 Do UOL Ciência e Saúde Em São Paulo
Estudo associa muito consumo de sucos ao desenvolvimento de câncer de intestino
Tomar um copo de suco pode não ser a forma mais saudável de começar o dia. De acordo com pesquisa, sucos de frutas industrializados contém açúcar em nível elevado e aumentam os riscos de desenvolver câncer, ao invés de preveni-los.
A descoberta foi feita, pois cientistas australianos queriam estabelecer quão efetivo era o consumo de frutas, vegetais e sucos para prevenir o desenvolvimento do câncer de intestino.
Os pesquisadores do Instituto de Pesquisas Epidemológicas da Australia analisaram a dieta de dois mil adultos, que preencheram um questionário detalhando hábitos alimentares. A equipe acompanhou os participantes por dois anos para ver quantos deles desenvolveram a doença.
Eles descobriram que consumir maçãs, couve-flor e brócolis na alimentação reduziam as chances de ter a doença. Entretanto os que consumiram muito suco de frutas tiveram esse risco aumentado.
A pesquisa, que foi publicada no Journal of the American Dietetic Association, descobriu que os que bebiam mais de três copos de suco industrializado por dia desenvolveram câncer no reto, uma forma de câncer de intestino.
Os cientistas acreditam que o alto nível de açúcar da bebida contribuiu para o aparecimento do tumor. A equipe também afirma que muitas das propriedades das frutas que ajudam no combate de doenças, como fibras, vitamina C e antioxidantes, são perdidos durante o processo de produção e embalagem da bebida.
O desenvolvimento de muitos tipos diferentes de câncer estão correlacionados com as mudanças alimentares, mas como poderemos evitar? Onde encontrar os alimentos saudáveis com preços acessíveis a todos? Até para beber água pura e saudável está ficando cada vez mais difícil.
segunda-feira, 26 de setembro de 2011
Ampliação do ano letivo em dez dias aumenta aprendizado do aluno em até 44%, segundo estudo
estadao.com.br, Atualizado: 21/9/2011 19:49
O aumento de dez dias no ano letivo pode elevar o aprendizado do aluno em até 44% no período de um ano. É o que aponta estudo do secretário executivo da Secretaria de Assuntos Estratégicos da Presidência da República, Ricardo Paes de Barros. O trabalho levou o Ministério da Educação (MEC) a discutir a possibilidade de ampliar a carga horária mínima das redes de ensino, que hoje tem 800 horas distribuídas em 200 dias.
Segundo Paes de Barros, a medida é importante para combater a desigualdade e tem efeito especial entre os alunos de baixa renda que não podem pagar reforço escolar ou contar com a ajuda dos pais, com baixa escolaridade, para aprender todo o conteúdo. 'Ter férias muito prolongadas pode não ser a melhor ideia para um país que precisa acelerar seu desempenho em educação na velocidade em que o Brasil precisa.'
A ideia de aumentar a permanência do aluno na escola foi apresentada pelo ministro da Educação, Fernando Haddad, na semana passada. Entretanto, o governo ainda não definiu como será feita a mudança se por meio da ampliação da carga horária diária ou do número de dias letivos. O assunto está sendo discutido com os secretários estaduais e municipais de Educação.
De acordo com Paes de Barros, não há estudos que comprovem cientificamente que o aumento do número de horas diárias tenha eficácia no aprendizado. Em termos de custos, ele ressaltou que pode ser mais vantajoso aumentar o número de dias, já que não é necessário ampliar ou melhorar a infraestrutura das escolas já existentes. Ele citou exemplos de países como Japão, Coreia do Sul e Israel, que têm anos letivos de 243 dias, 220 dias e 216 dias, respectivamente.
Segundo Haddad, o governo trabalha com a ampliação máxima de 20 dias letivos no ano. Isso, acrescentou, não terá impacto na carreira do professor, que tem 30 dias de férias por ano, além de 15 dias de recesso. Mas não está descartada a possibilidade de, ao mesmo tempo, aumentar o número de horas por dia e de dias letivos por ano.
'A qualidade da educação não vai vir por inércia, ela exige esforço. Acho que está mais do que na hora de rever a questão do número de horas por ano que a criança fica exposta ao professor. O que esse estudo mostra é que o impacto do aumento dos dias por ano é forte' defendeu o ministro.
O Brasil precisa melhorar a qualidade das horas das aulas ministradas atualmente em suas escolas. Criar novas propostas de atividades curriculares capazes de integrar alunos, vida e aprendizado.As escolas públicas de um modo geral deveriam passar por reformas estruturais, pedagógicas, salariais, dentre outras. Aumentar o número de dias letivos sem novas propostas educacionais não resolverá a questão do aprendizado das nossas crianças, jovens e adultos.A Educação Brasileira deveria ser prioridade "Zero" para todos os nossos governantes.
Brasil assina convênio para oferecer cursos de tecnologia na Alemanha
estadao.com.br, Atualizado: 21/9/2011 11:54
O Brasil quer aumentar o número de estudantes de tecnologia com cursos de graduação ou doutorado na Alemanha. Para tanto, o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação firmou nesta quarta-feira, 19, acordo com o Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico.
O convênio tem o objetivo de identificar as instituições que possam receber os brasileiros e oferecer apoio naquele país com cursos de língua inglesa ou alemão. O Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico também incentivará a realização de pesquisas nas universidades locais, com a participação de brasileiros.
Ainda não foram definidas quantas bolsas serão oferecidas, mas a estimativa do programa Ciência sem Fronteiras, executado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), é ofertar 10 mil vagas, em vários países, até 2014.
As bolsas serão preferencialmente de graduação, doutorado, pós-doutorado, doutorado sanduíche ou de estágio sênior nas áreas de tecnologia, fármacos e energia. O valor atual é 800 euros para graduação e 1,3 mil euros para doutorado.
A partir do convênio entre o CNPq e o Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico, a expectativa é que o número de estudantes brasileiros naquele país aumente consideravelmente a partir de 2012. Hoje, 2 mil alunos e pesquisadores frequentam universidades e institutos de pesquisa alemãos.
Na abertura do Encontro Brasil-Alemanha 2011, o secretário-geral do Ministério das Relações Exteriores, Ruy Nogueira, destacou que o país quer dar um salto tecnológico com investimentos na área de inovação e espera contar com a Alemanha para a formação de profissionais.
quinta-feira, 22 de setembro de 2011
SAÚDE DA MULHER - COMO EVITAR O SURGIMENTO DA CISTITE
Conforme Artigo publicado em 31/08/2011 - no http://routenews.com.br
Dor na hora de urinar é um dos sintomas
Hábitos saudáveis previnem a doença
São Paulo/SP – A rotina estressante do dia a dia nos atrapalha de diversas maneiras. Não nos alimentamos direito por estarmos sempre correndo e podemos nos esquecer de algumas coisas simples, como, por exemplo, ir ao banheiro. Um detalhe importante, principalmente para as mulheres: estudos mostram que de 25% a 35% de todas as mulheres entre 20 e 40 anos de idade terão uma infecção urinária, ou cistite aguda.
“Cistite é o nome que se dá para infecções na bexiga. Tem causas diferentes, mas a mais comum é a desencadeada por bactérias [cerca de 70 a 90% dos casos são provocados por enterobactérias, do tipo Escherichia coli] do trato gastrintestinal que se proliferam na região do períneo e ‘invadem’ os órgão do trato urinário”, explica a ginecologista Patrícia de Rossi, da Associação de Obstetrícia e Ginecologia do Estado de São Paulo (Sogesp)."
E apesar de ser mais comum entre as mulheres, pode também afetar os homens. “Isso acontece porque a anatomia feminina favorece essa incidência. Nas mulheres, a uretra, canal que liga a bexiga ao ambiente externo, é bem mais curta do que a dos homens e por isso favorece o surgimento da doença”, diz.
Dor na hora de urinar é um dos sintomas
De acordo com a ginecologista, a bactéria responsável por este tipo de cistite gosta de ambientes ácidos. Por este motivo, urinar e esvaziar a bexiga é a principal forma de evitar esta doença. “Por mais que se faça a higiene, por causa desta característica da bactéria, se houver urina represada ela irá se proliferar”, diz Patrícia. Outras situações que favorecem o aparecimento são relações sexuais e o uso de alguns espermicidas. “Isto porque a região do períneo possui bactérias benéficas que protegem a mulher de doenças e o espermicida pode matar estas bactérias. A menopausa e a gravidez também provocam alterações na mulher, pois diminuem as bactérias boas, favorecendo o aparecimento de cistite”.
O principal sintoma é a vontade constante e repentina de urinar. A urina sai em pouca quantidade e em curtos intervalos de tempo. Além disso, é comum sentir desconforto na região abdominal e ardência durante a micção.
Em casos mais agudos, a urina pode vir acompanhada de sangue. “Mas esta característica não é sinal de maior gravidade. Se não tratada, a doença pode simplesmente sumir em algumas semanas ou, em menores proporções, caminhar para uma inflamação nos rins. Por isso, aos primeiros sinais do problema, procure um especialista (ginecologista ou urologista) para a indicação do tratamento”.
Hábitos saudáveis previnem a doença
- Se usa espermicidas, pare!
- Se tem o hábito de prender a urina, vá com maior frequência ao banheiro.;
- Beber líquidos também é muito importante, principalmente "água": urina escura é sinal de que você não está se hidratando corretamente;
- Manter hábitos saudáveis também colabora para evitar a doença”.
Algumas situações podem ser favoráveis ao seu desenvolvimento, tais como:
- Má higienização das partes íntimas (pode haver contaminação pelas bactérias das fezes);
- Relações sexuais;
- Má formações do aparelho urinário;
- Cálculos urinários (litíase urinária);
- Diabetes (tipo I ou II);
- Uso de sondas uretrais;
- Gravidez (pode haver compressão do feto sobre a bexiga, o que impede o esvaziamento total desta);
- Constipação (prisão de ventre);
- Menopausa (entre os 50 e 60 anos, o risco de desenvolver cistites recidivantes é relativamente alto)
- Herpes genital. (Saúde/Sogesp com adaptações)
Caros leitores fiquem atentos, nosso corpo emite alertas! Devemos prestar mais atenção em nossos hábitos! Sem saúde tudo fica mais difícil de conquistar.
terça-feira, 20 de setembro de 2011
PROJETO WEB – “MEDIDAS DE UMA PÁGINA”
Ao desenvolver os projetos para um site vários aspectos devem ser levados em consideração: necessidades do cliente, linguagens de desenvolvimento, criatividade, acessibilidade do público alvo, imagens, textualização, credibilidade da informação, velocidade de conexão, tipo de navegador, servidores de hospedagem dentre outros, mas um fator determinante para que todos os itens sejam verdadeiramente visualizados é a definição das medidas das páginas que vão compor o site.
Nos dias de hoje já existem no mercado uma variedade de tamanhos e de resoluções de monitores que podem comprometer o resultado final da apresentação de um site ao ser acessado pelo usuário final.
No curso que realizei a cerca de dois anos atrás recebi a orientação de que deveria definir os seguintes atributos para uma página que estava desenvolvendo usando o software de desenvolvimento Dreamweaver CS3: para width(largura) e heigth(altura) pode-se utilizar o seguinte critério: se o monitor é de 800x600 adotar: 760x420, se o monitor é de 1024x768 adotar 980x600. Mas antes de oficializar/publicar o site faça todos os testes possíveis, a qualidade final será determinante para o seu sucesso profissional.
Segundo os dados contidos no: http://www.avellareduarte.com.br/projeto/interface/interface2/interface2c.htm, “as resoluções de tela mais utilizadas atualmente pelos usuários de PCs são:
◊ 1024 x 768 pixels (975 x 720) - serve de referência para o desenvolvimento de web sites. Em julho de 2010, foi usada por 23,63% dos usuários mundiais (site Market Share) e por 29,7% dos usuários deste site.
◊ 1280 x 800 pixels (1280 x800) - formato mais horizontal, utilizado por um número crescente de usuários. Em julho de 2010, foi usada por 17,41% dos usuários mundiais (site Market Share) e por 21,38% dos usuários deste site.
◊ 1280 x 1024 pixels (1240 x980) - também utilizada por um número crescente de usuários. Em julho de 2010, foi usada por 10,86% dos usuários mundiais (site Market Share) e por 10,09% dos usuários deste site.
A resolução 840 x 640 pixels (800 x 600) hoje é pouco utilizada. Em julho de 2010, foi usada por apenas 2,35% dos usuários mundiais (site Market Share) e por 1,78% dos usuários deste site (veja tabela de uso de resoluções por usuários deste site deste 2007).
As telas de dispositivos portáteis, como as de telefones móveis, têm resoluções bem menores do que a dos computadores pessoais e a interface, bem como o conteúdo, e devem prever o acesso em situações instáveis e de deslocamento. A resolução de iPhones e iPods Touch é de 960x640, com 326 ppi de resolução.
Variações de tamanho e resolução
■ Os formatos dos dispositivos digitais estão ficando cada vez mais heterogêneos, variando entre as grandes telas para uso de PCs desktop e as telas menores para uso em movimento.
O espaço de publicação de conteúdo de sites e plataformas web precisa considerar o aumento das diferenças entre largura máxima e mínima das telas de PCs, que variam entre 320 a 2560 pixels ou mais (quando os usuários usam mais de um monitor).
O layout das interfaces web precisa também considerar a proporção entre a largura e da altura dos monitores, que apresenta grandes variações. Esta vai desde 4:3, padrão dos aparelhos de TV e PCs, comum nas larguras de 1024 a 1280dpi, até a proporção dos monitores de HDTV, wide screen (16:9, resolução 1280x720 ou 16:10, resolução 1280x800, chegando a 1680x1050 e 1920x 1200).”
O melhor critério para se desenvolver um site de destaque é estar atualizado com todas as tecnologias que possam comprometer a qualidade da sua criação.
sexta-feira, 16 de setembro de 2011
quinta-feira, 15 de setembro de 2011
15 DE OUTUBRO - DIAS DOS PROFESSORES - HISTÓRIA
No dia 15 de outubro de 1827 (dia consagrado à educadora Santa Tereza D’Ávila), D. Pedro I baixou um Decreto Imperial que criou o Ensino Elementar no Brasil. Pelo decreto, “todas as cidades, vilas e lugarejos tivessem suas escolas de primeiras letras”. Esse decreto abordava algumas questões como: descentralização do ensino, o salário dos professores, as matérias básicas que todos os alunos deveriam aprender e até como os professores deveriam ser contratados. A idéia, inovadora e revolucionária, teria sido ótima - caso tivesse sido cumprida.
Mas foi somente em 1947, 120 anos após o referido decreto, que ocorreu a primeira comemoração de um dia dedicado ao Professor.
Começou em São Paulo, em uma pequena escola no número 1520 da Rua Augusta, onde existia o Ginásio Caetano de Campos, conhecido como “Caetaninho”. O longo período letivo do segundo semestre ia de 01 de junho a 15 de dezembro, com apenas 10 dias de férias em todo este período. Quatro professores tiveram a idéia de organizar um dia de parada para se evitar a estafa – e também de congraçamento e análise de rumos para o restante do ano.
O professor Salomão Becker sugeriu que o encontro se desse no dia de 15 de outubro, data em que, na sua cidade natal, professores e alunos traziam doces de casa para uma pequena confraternização. Com os professores Alfredo Gomes, Antônio Pereira e Claudino Busko, a idéia estava lançada, para depois crescer e implantar-se por todo o Brasil.
A celebração, que se mostrou um sucesso, espalhou-se pela cidade e pelo país nos anos seguintes, até ser oficializada nacionalmente como feriado escolar pelo Decreto Federal 52.682, de 14 de outubro de 1963. O Decreto definia a essência e razão do feriado: "Para comemorar condignamente o Dia do Professor, os estabelecimentos de ensino farão promover solenidades, em que se enalteça a função do mestre na sociedade moderna, fazendo participar os alunos e as famílias".
Fontes:
Site http://www.diadoprofessor.com.br/
Site http://www.unigente.com/
Site http://www.portaldafamilia.com.br/
DIA DO PROFESSOR EM OUTROS PAÍSES:Estados Unidos: National Teacher Day - na terça-feira da primeira semana completa de Maio.
World Teachers’ Day - UNESCO e diversos países - 5 de Outubro
Tailândia - 16 de Janeiro
Índia - 5 de Setembro
China - 10 de Setembro
México - 15 de Maio
Taiwan - 28 de Setembro
Argentina - 11 de Setembro
Chile - 16 de Outubro
Uruguai - 22 de setembro
Paraguai - 30 de Abril
segunda-feira, 12 de setembro de 2011
PEQUENA GRANDE MULHER DE GOIÁS
CORA CORALINA |
Conclusões de Aninha
Estavam ali parados. Marido e mulher.
Esperavam o carro. E foi que veio aquela da roça
tímida, humilde, sofrida.
Contou que o fogo, lá longe, tinha queimado seu rancho,
e tudo que tinha dentro.
Estava ali no comércio pedindo um auxílio para levantar
novo rancho e comprar suas pobrezinhas.
O homem ouviu. Abriu a carteira tirou uma cédula,
entregou sem palavra.
A mulher ouviu. Perguntou, indagou, especulou, aconselhou,
se comoveu e disse que Nossa Senhora havia de ajudar
e não abriu a bolsa.
Qual dos dois ajudou mais?
Donde se infere que o homem ajuda sem participar
e a mulher participa sem ajudar.
Da mesma forma aquela sentença:
"A quem te pedir um peixe, dá uma vara de pescar."
Pensando bem, não só a vara de pescar, também a linhada,
o anzol, a chumbada, a isca, apontar um poço piscoso
e ensinar a paciência do pescador.
Você faria isso, Leitor?
Antes que tudo isso se fizesse
o desvalido não morreria de fome?
Conclusão:
Na prática, a teoria é outra.
quinta-feira, 1 de setembro de 2011
Assinar:
Postagens (Atom)